Profissionais liberais: por que a presença na internet se tornou um pré-requisito para o sucesso
- DESENVOLVE WEBSITE
- 17 de jan. de 2023
- 2 min de leitura

No mundo do marketing, é comum dizer que algo precisa ser visto para ser lembrado. E, para 24 milhões de brasileiros, essa é a maneira mais efetiva de garantir a sobrevivência. Este é o número de profissionais liberais em atuação hoje no país, segundo dados recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Fora das obsoletas listas telefônicas e guias de serviços, esse grupo encontrou nas redes sociais uma vitrine global e gratuita para chamar de sua.
O processo começa com a criação de um perfil ou site. Em seguida, o usuário passa a alimentar diariamente aquela página com conteúdos relacionados à sua ocupação. Aos poucos, na velha e boa tática do “boca a boca”, novas pessoas passam a conhecer e desejar aquele serviço. “Ao compartilhar um pouco do seu trabalho nas redes sociais, esses profissionais ampliam suas possibilidades de contatos, reconhecimento, serendipidade [conceito relativo a descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso], clientela: tudo o que é importante para quem atua como profissional liberal”, explica Bruna Fioreti, especialista em marketing político e sócia da Método Bold, empresa de construção de marca pessoal, ao lado de Nilma Quariguasi.
Hoje, não é incomum recorrer ao Instagram ou ao Google para procurar por um médico ou advogado que atenda nas redondezas, por exemplo. Ou quem sabe buscar por um cabeleireiro que saiba fazer o corte do momento. A praticidade do processo é algo que também agrada aos consumidores: com uma simples pesquisa é possível ter acesso aos trabalhos anteriores daquele profissional e aos feedbacks dos seus clientes.
Assim, quem opta por não aparecer nas redes acaba perdendo a oportunidade de se tornar conhecido, admirado e até viral. Para Alessandra Garattoni, fundadora do Amo Branding, empresa especializada em posicionamento de marcas, ficar de fora do meio virtual ainda é uma escolha, mas as consequências devem ser consideradas. “O digital hoje age como um ‘encurtador de caminhos’. Você consegue mostrar mais o seu trabalho para um número muito maior de pessoas, passa a ser visto e pode até mesmo construir públicos (e necessidades) do zero. É possível, nos dias de hoje, construir um negócio sem as redes? Sim, claro que é. Mas com certeza você levará muito mais tempo para ter resultado”, explica.
fonte: FORBES - Texto escrito por: Maria Laura Saraiva

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